bb1_15

A prática esportiva em família estimula hábitos saudáveis

Anúncios

Elmo Ramos, editor da revista Ride It! com sua filha Luana. Ensinando os caminhos que conduzem á felicidade. Liberdade se conquista. Vai lá fora e veja com seus próprios olhos filha.

Os treinos coletivos com a presença dos pais nas atividades esportivas e físicas são muito importantes para que os filhos se sintam seguros e amparados. É importante ter alguém para acompanhar, dar ânimo, contribuir, porque, às vezes, é preciso ter muita perseverança. A principal satisfação é ver que a atividade pode auxiliar na educação, disciplina, compromisso e pontualidade. O esporte proporciona isso.

Os pais que possuem o hábito de se exercitarem já influenciam seus filhos. As crianças são motivadas por ações e atitudes.

“Não tem preço, não tem sensação melhor que poder passar as técnicas e experiências vividas e experimentadas no esporte, poder passar para nossos filhos é um orgulho imensurável, uma grande alegria e uma experiência única.

Os benefícios de qualquer prática esportiva é notório, e quando se está em família se une aos benefícios da prática esportiva o amor, a felicidade e o carinho. É um baita complemento.” Afirma Guilherme Müller.

Atleta grand master Guilherme Müller e seu filho Antônio Foto: Lyse Kitzinger

Se, antes, os adultos apenas estimulavam a iniciação esportiva dos filhos, hoje é comum que se envolvam na mesma prática constante.

Essa relação tende a ser positiva, em especial para as crianças, que têm nos pais as pessoas mais importantes e de maior influência em suas escolhas.

Objetivando o desenvolvimento esportivo e pessoal saudáveis, é importante os pais adequarem a prática às possibilidades dos filhos. Tanto fisicamente quanto mentalmente, a atividade deve ser pensada de acordo com as capacidades de cada idade:

Fundamentos, princípios, regras e táticas do esporte devem ser, aos poucos, apresentados de maneira simples e em nível de exigência apropriado. É essencial, que os filhos gostem das atividades, pois só assim terão vontade de continuar. O esporte deve educar e, sobretudo, ser prazeroso, já que é a satisfação que manterá a criança no ambiente esportivo.

Atleta Abel Torres e seu filho Pedro Henrique se divertindo na Joata. Foto André Tavares

“Difícil descrever a sensação, melhor dizendo, a emoção de estar na água com meus filhos. O João Marcelo, de 10 anos, já fica sozinho, mas o mais novo, Pedro Henrique de 7 anos, entra pra surfar comigo, e ele se amarra. Ele quer falar com todo mundo, e pede pra descer na maior sempre. Isso não tem preço!!!! Aos poucos eu vou mostrando os caminhos do Bodyboard, e deixo ele a vontade pra decidir se vai dar continuidade ou não, mas sempre que vamos juntos a praia, ele pede pra surfar, e eu adoro muito.

Sempre vinculei o esporte à saúde, pois ele me faz manter o corpo e a mente saudáveis. Pensando nisso, desde cedo, eu falo com meus filhos que o esporte, seja lá qual for, é uma ótima opção pra ter uma vida de boa qualidade, e o Bodyboard além de ter feito muito bem a mim, me proporcionou muitas alegrias e inúmeras vitórias. E qual pai que não quer ver o sucesso do filho naquilo que mais ama fazer? Então, pensando dessa forma, eu acho que eles terão uma ótima qualidade de vida agregando o esporte em suas vidas, e é um prazer enorme poder dividir e viver essa emoção ao lado deles, pois faz com que o elo entre pai e filho fique mais ligado, e o sucesso mais que garantido.” relata Abel Torres – campeão niteroiense 2018 na categoria grand master.”

Atleta Legend Marcello Pedro e filha Luna. Frame: Valente Filmes.

Todos os esportes permitem parceria entre pais e filhos, desde que seja saudável, e os pais não obriguem os filhos a fazerem atividades apenas porque eles (os pais) gostam.

Com acompanhamento adequado, atividades e esportes que não envolvam competição podem ser realizados a partir de qualquer idade.

Além dos benefícios para a saúde e para a integração da família, a atividade contribui para criar uma visão de mundo distinta nas crianças.

Um dos benefícios importantes das atividades físicas e esportivas em família é a possibilidade de que as crianças aprendam com o exemplo dos pais e repassem o modo de viver mais saudável que receberam.

Com o crescente estímulo a um estilo de vida saudável e ativo por toda a vida, espera-se que os jovens mantenham a prática do exercício físico também quando forem pais e mães.

“O esporte praticado em família traz benefícios intangíveis! Os que posso citar são a aproximação, respeito mútuo, muita endorfina em família.” relata O campeão Legend 2018, Marcello Pedro.




There are no comments

Add yours

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.