masterce

Circuito Master é sucesso na Praia dos Coqueiros

Anúncios

Conhecido na década de 40 (quarenta) por “cidade dos clubes”, o bairro Caça e Pesca foi sede, no último domingo, da primeira etapa do inaugural circuito master do Ceará em 2017, seguindo tendência de algumas federações, como a carioca e a potiguar, que já resgataram vários ex-atletas com esse tipo de páreo.

O evento aconteceu na Praia dos Coqueiros, ao lado da barraca Arpão, local de treinamento da escolinha GBB (Geração Bodyboard), a maior beneficiada com uma disputa completamente diferente.

Vários foram os fatores que tornaram especial o encontro, mais o principal deles, apontado pelo próprio realizador (Paulo de Tarso “Mano”) como “nossa maior vitória”, foi o material arrecadado através das inscrições que, em vez de dinheiro, exigiram doações de equipamentos para a prática do esporte, tudo já entregue por alguns patrocinadores da competição, após encerramento dos combates.

Para um dos competidores, Hilson Gomes, pertencente ao GBBL (Grupo de Bodyboarders Barra Leste), iniciativa se tornou referência no quesito ação social, tendo em vista que o material entregue incentivará novos alunos e, portanto, futuros atletas.

Outro aspecto importante, foi o resgate de vários grandes ex-atletas das duas décadas iniciais de disputas estaduais, e um deles foi o primeiro campeão cearense master (1994), Ériko Vasconcelos, que numa postagem em rede social, externou quanto estava sendo especial aquele momento para ele, depois de 23 (vinte e três) anos longe das competições, ainda mais pelo fato de ter avançado de fase.

Juan Garcia (campeão cearense open 1998), também resgatado pelo circuito e um dos patrocinadores da etapa, num grupo de whatsapp, exteriorizou o prazer de ter competido com referido amigo, numa mesma bateria. Entre as meninas, a sempre muito emocionada Cristina Gomes (campeã cearense 1989), revelou que voltou aos campeonatos após 25 (vinte e cinco) anos.

Já outro, Jorge Rebouças (vice-campeão cearense amador júnior 1988), mais um apadrinhador do certame, não voltou às competições, mas se fez presente na festa num dia muito especial de sua vida. “Hoje completei 44 anos e me senti com 17 ao reencontrar alguns de vocês com quem pegava onda nessa idade”.

Mesmo sem premiações além dos troféus, já que finalidades foram homenagear Francisco Rosa, resgatar ex-atletas e, principalmente, beneficiar escolinha, evento teve participação de competidores do Rio de Janeiro e Rio Grande do Norte, como Gabriel Zaccaro e Salomão Dantas, respectivamente, sem esquecer de outro fluminense quase cearense, Gustavo Gracia, residente na capital alencarina a poucos anos, e nem do árbitro potiguar, Wagner Caetano, que veio somente prestigiar homenagem.

Outra particularidade animadora da disputa, foi o fato de todos os patrocinadores serem bodyboarders, como o grande campeão, Gustavo Tavares, que na sua manifestação sobre a vitória obtida, tratou-a como a mais importante de sua carreira, “porque foi numa final com atletas de alto nível e pessoas muito queridas”.

Além de tudo isso, o criador e executor do projeto, Paulo de Tarso “Mano”, fez questão de valorizar o profissional da fotografia, mas principalmente, a arbitragem, já que considera esta uma missão complexa por exigir muito conhecimento e dedicação, e porque não tem quase nenhum reconhecimento.

“A comissão técnica é um filho ou um braço meu, entrei solteiro, estudante, depois casei, tenho filhos, portanto sei exatamente o que é passar até quatro dias julgando, viajando, longe de casa e de seus familiares… Por isso, valorizo muito quem julga, principalmente quando entende-se que o atleta é a principal parte do esporte.”

Quanto a homenagem, outro grande atleta resgatado, Ronaldo “Cebola” (7º no ranking cearense pro/am 1990), resumiu em poucas palavras o que representou: “tenho certeza que nosso eterno Rosa deve estar orgulhoso de ter visto seu nome nessa ação de valorização e fortalecimento do bodyboarding estadual, como ele mesmo sempre fez.”

Os finalistas de todas as disputas do evento, foram os seguintes:

Feminino

1º Amaya Takei (campeã cearense 1999)

2º Graziela Monteiro (campeã cearense 1987)

3º Kátia Cristina

4º Nadja Pernas

5º Cristina Gomes (campeã cearense 1989)

Masculino (grande final)

1º Gustavo Tavares (campeão nordestino 1995)

2º Melk Lopes (tricampeão cearense – open 93/94 e pro 95)

3º Luis Gustavo (pentacampeão cearense – dk 01/05 e pro 98/06/08)

4º Alberto Colares (tetracampeão cearense – pro 96 e máster 03/07/08)

Masculino (final motivação)

1º Leander Cunha

2º Carlos Wellington (3º estreante – 2ª Copa Cavalo Marinho 1989)

3º Robson Almeida

4ª Marcos Morais

Ranking masculino

1º Gustavo Tavares

2º Melk Lopes

3º Luís Gustavo

4º Alberto Colares

5º Marcondes Ramos

5º Alberto Maia

7º Gustavo Gracia

7º Rafael Moraes

9º Joseni Paulino

9º Juan Garcia

9º Gabriel Zaccaro (RJ)

9º Carlos Ezequiel

13º Roberto Amaral

13º Ériko Vasconcelos

13º Dudu Holanda

13º Wendel Nobre

17º Leander Cunha

18º Carlos Wellington

19º Robson Almeida

20º Marcos Morais

21º Fagner Rondinelle

21º Salomão Dantas (RN)

23º Ronaldo “Cebola”

23º Fagner Silva

25º Adriano Monteiro

25º Alexandre Barros

25º Genilson Santos

25º Hilson Gomes

 

ALBUM DE FOTOS

 

Por Marley Araújo / Nas Ondas do Ceará




There are no comments

Add yours

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.