“ESPÍRITO SANTO” | SoBBreviver – O Filme

Anúncios

Santo e belo Espírito.

Um grande número de bodyboarders, altas bancadas e muita cultura.

Por: Elmo Ramos | Ride It!
(texto originalmente publicado em 2006 na revista Ride It! #29)

Um estado onde o Bodyboarding é muito popular, celeiro de campeões com a Bi-Campeã Mundial Neymara Carvalho, lendas do esporte como Alexandre Feltamnn, Anderson Pinto o “Gordinho” e alguns dos mais radicais filhos da terra.

Começamos na Barra do Jucu, um vilarejo de pescadores onde o assunto é o Bodyboarding. A praia tem no mínimo 3 picos distintos, sendo o Barrão no canto esquerdo com seus triângulos, o Meio, uma fechadeira e o Cemitério, com suas pedras expostas e rampas de decolagem! Saímos para conhecer o ritual do Congo, parte da cultura da região. Um som de tambores, cantorias e muita energia, onde participam as famílias em frente ao mastro de São Benedito. No outro dia fomos com Neymara, Elizânea Rodrigues, Jessica Becker e Erisberto Abrantes em busca de ondas numa burn-trip pra Regência, onde aproveitamos para conhecer as tartarugas do projeto Tamar de Comboios. A diversão estava garantida.

Num dia de ondas, pudemos explorar a afiada bancada do pico de fundo de pedra mais cobiçado do Brasil, o D2 – Disposição Dobrada, a fórmula da felicidade para os profissionais que desafiam aquelas direitas. Com ângulos originais e imagens surpreendentes e plásticas, retratamos um pouco da adrenalina que é a onda rodando em cima de um palmo de água, ouriços e uma bancada de mariscos! E foi justamente nessa caída que rendeu a foto da capa com o atleta Leonardo Andara, clicada pelas lentes de Elmo Ramos.

Depoimentos como o de Léo Kale nos fazem lembrar que devemos respeitar o habitat natural, para que a recém descoberta seja aproveitada por todas as futuras gerações e que outras ainda possam ser exploradas em seu estado de equilíbrio perfeito. A Mãe Natureza agradece.

No Espírito Santo temos ao sul o balneário de Guarapari, terra de Magno Oliveira, Jackson Siqueira e toda nação do bodyboard da Praia do Morro. O esporte é uma verdadeira mania local e os pescadores vivem contando estórias de novas bancadas, novas ondas perfeitas e gigantes, lá no alto mar… Só que não se pode falar isso perto dos meninos. Logo arrumam um jeito de ir lá fora, seja de barco a remo, lancha ou no braço mesmo. Assim descobriram novas fronteiras num lugar pacato, pico perfeito para se fazer um filme inovador. Davi Borges veio da Bahia “em busca daquelas ondas bizarras”, diz o produtor.

O mesmo Davi através de mais uma forte parceria nos cedeu imagens alucinantes do seu filme, o Free Fly, que sai em breve, realmente imperdível! Nomes como Lucas Nogueira, Leonardo Andara, Edson Vieira, Leonardo Setúbal, Felipe Araújo, Magno Oliveira, Lenon Araújo, Tiago Freire, Rafael Pinóquio, Johnathan Ratão, Helington Loureiro, o “Amarelinho e toda escola Gordinho estão presentes nas filmagens.




There are 2 comments

Add yours

Post a new comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.