“BAHIA” | SoBBreviver – O Filme

É só alegria!

Bodyboarding do mais alto nível, altos visuais e cultura forte.

Por: Elmo Ramos / Ride It! (texto originalmente publicado na revista Ride It! #29)

Chegamos no sul da Bahia aportando em Ilhéus, mais precisamente em Itacaré, um paraíso conhecido como o Hawaii baiano. Eu, Elmo Ramos, fui criado na região e conhecendo o potencial fomos documentar o Bodyboarding nas ondas quentes do lugar na companhia dos bodyboarders locais Tiago Nascimento, Junior Silva, Victor Kruschewski, Rodrigo Burity e Victor Badaró.

Além de registrar o esporte nos acompanharam pelas principais praias e picos alucinantes dessa parte privilegiada do maior litoral do país. Andamos pelas trilhas, mangues e cachoeiras, descobrindo as riquezas desse lugar encantador. Soma-se a isso muita cultura através da música e da arte que pulsam forte no local.

Tivemos também a oportunidade de passar alguns dias junto com Fábio Pinheiro e Henrique Milazzo, dois bodyboarders altamente radicais e muito influentes no cenário atual. Nessa viagem Milazzo realizou o primeiro El Cocada aéreo registrado no mundo. Na companhia deles pudemos coletar altas imagens e depoimentos emocionantes sobre a vida desses atletas que superam todos os obstáculos para aproveitar ao máximo cada experiência que lhes é oferecida através do esporte.

Rumo ao norte do estado passando por estradas esburacadas sob um sol escaldante, subimos até Salvador, mais precisamente em Stella Maris, onde ficamos hospedados na casa da família Puertas. Passamos ótimos dias pegando boas ondas e convivendo no dia a dia da galera local. Também nos dias que passamos em Salvador pudemos presenciar muito da cultura e da raiz brasileira com um passeio com os amigos num fim de tarde no Farol da Barra e com um clássico tour pelas ruas do Pelourinho.

Nas bancadas em Stella tivemos o privilégio de fazer algumas filmagens massa em picos que ainda não conhecíamos, nos deixando impressionados pela qualidade dos reef breaks, fundos de pedra e principalmente pelo nível que o esporte está sendo levado nessa região.

Além desses talentos lapidados e formados nas escolas e circuitos organizados no estado, reencontramos também amigos como Márcio Torres, Fátimo Cerqueira entre outros que são alguns dos responsáveis por esse celeiro de grandes atletas no Brasil.

A Bahia nos mostra muita cultura e sem dúvidas a companhia dos baianos é ímpar. Fizemos muitas amizades por lá, conhecemos todos que vinham passar os ótimos momentos na casa de tia Luíza Puertas, o nosso QG oficial em frente a praia do Massacre.




There are no comments

Add yours

Deixe uma resposta